Número total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jion Kata

Saudações marciais a todos os praticantes!

Deixem-me somente dar a minha opinião nesta altura do "campeonato".

O Kata JION é um kata repleto de energia e isso deve ser bem visível e a técnica muito bem treinada. O aspecto do ZANSHIN, ou seja, o estado de alerta constante será também um espírito que o praticante deve implementar e exprimir através do seu olhar esse pormenor. Estar alerta antes do ataque, durante o ataque e depois do ataque! Do nosso ataque ou defesa!

Este Kata (por equipa) é um Kata muito forte, com muito Kimé (explosão de velocidade, de força, ENERGIA, respiração sincronizada ao movimento da técnica), portanto gosto muito dele e pretendi nesta altura, destacá-lo dos outros neste segundo capítulo.

Foram muitos anos que tive a oportunidade de treinar praticamente, só este Kata. Por me identificar muito com o Kata JION, levei-o de 2ºKyu até 1ºDan. Sempre soube os outros e treinei-os mas este foi de facto, aquele KATA que me deu mais vontade de praticar, com aquele gosto, brio, garra, energia, KIME!!...

O objectivo de qualquer Kata por Equipa é, precisamente, o aspecto a salientar do sincronismo entre os praticantes envolvidos ou apresentados no tatami.

Pessoalmente, não gosto nada do termo atleta e muito menos de "jogador", daí indicar mais o termos de "praticante", ou seja, aquele que treina ou pratica a modalidade desportiva (ou arte marcial, depende do espírito e dedicação à arte em si) de Karaté com o empenho de aplicar o DOJO KUN (5 máximas do Karate-Do) tanto dentro como fora do DOJO (local de treino).

Embora se note bem que não é o Karaté oriundo da JKA eu gostei e por isso decido postar este vídeo.

A diferença é essencialmente no movimento da cabeça, ou seja, na HKP/JSKP antes de deslocarmos o movimento com os pés para determinada direcção a cabeça é deslocada para a direcção para onde nos dirigimos, ao passo que no Karaté que se pratica na JKA, este movimento é num só bloco, ou seja, todo o movimento da técnica é acompanhado com a cabeça, tudo ao memso tempo, pé, mão, anca, cabeça, tudo num todo. Num só! Este será o Karaté puro e duro, aquele que eu treino, me identifico e considero genuíno pelo facto de ter uma lógica mais coerente e mais verdadeira e aproximada à realidade da técnica e dos próprios Bunkái´s dos respectivos Katas.

Visto não ser dono da razão e treinar apenas o melhor Karaté do mundo, porque na minha opinião este será o «Verdadeiro Caminho do Karaté ou Karate-Do» (DO SHIN KARATÉ), e também porque será este que se considera de facto, o ORIGINAL!!

Deixem as vossas opiniões se discordarem, neste artigo sobre o próprio vídeo (Gõda) bem como destas minhas simples palavras. E porquê? Para também tentarmos aprender com tudo e com todos, pois é também para isso mesmo que criei este blog de Karaté.

ATENÇÃO:

Os Três primeiros Capítulos que estou nesta altura a colocar neste blog « DO SHIN KARATÉ », dirá respeito somente aos Katas de Karaté Shotokan. De facto, com alguma preferência pelos Katas pela via original do Karaté, ou seja, o da JKA, Associação Japonesa de Karaté!

ATENÇÃO:

Pode-se escrever KARATE-DO, quando queremos referir-nos ao "Caminho das Mãos Vazias", ou KARATÉ, quando queremos dizer o mesmo. Portanto pensem ...!

OSS!

Sem comentários:

Enviar um comentário